Visão
Tornar os sonhos em Realidade...

Há alturas na Vida em que somos confrontados com as eternas perguntas: Quem sou eu? E qual o meu propósito nesta Vida? Normalmente surgem em períodos nos quais enfrentamos grandes desafios e mudanças, que nos fazem sair da nossa zona de conforto. Foi o que nos aconteceu e que nos fez procurar respostas, dentro e fora e de nós, que nos fizessem sentir mais completos e com um propósito que transcendesse a nossa vida pessoal.

Pouco tempo depois de termos conhecido o Projecto Vida Desperta, no final de 2010, e a realidade criada na Quinta da Mizarela, sentímo-nos ainda mais inspirados e motivados para dar corpo e voz ao impulso interno de mudança que ambos sentíamos.

Hoje, vivemos uma vida bem diferente daquela da qual mudamos, em variadas dimensões da nossa existência, e sentímo-nos cada vez mais entusiasmados em partilhar as nossas experiências e vislumbres acerca da verdadeira natureza da Realidade.

Pretendemos ser um movimento para a Educação e Prática de uma Vida mais Consciente!

Baseamos a nossa vida nos princípios do contexto Evolucionário do Projecto Vida Desperta, do qual fazemos parte desde 2011, e temos o compromisso de os pôr em prática diariamente através das práticas de meditação, auto-questionamento, atenção plena, partilha sincera e apoio do melhor em cada um.

Tendo total consciência da importância da educação no desenvolvimento saudável e sustentável das futuras gerações, é nossa intenção facilitar este contexto e o seus valores a Crianças, Famílias, Futuros Pais e Educadores, através do nosso próprio exemplo e criando novas formas e estruturas de interação e relacionamento com as pessoas, os animais e o ambiente. 

Estamos também conscientes de que não somos detentores de toda a sabedoria, nem nunca iremos ser, de que a forma como fazemos as coisas não é a única, nem tão pouco a melhor. Acreditamos no crescimento e evolução através de um contínuo questionamento, contemplação, partilha e aprendizagem através da nossa própria experiência real e directa. Estamos dispostos a continuamente rever as orientações que seguimos, de forma a nunca ficarmos estagnados, nem cristalizarmos ideias, pensamentos, crenças, etc.

Queremos ser um veículo puro para a expressão livre do processo maior que é a própria Vida, mantendo uma autonomia saudável, uma espontaneidade vibrante e uma presença e entusiasmo que contagie quem nos rodeia. Resumindo, queremos viver sempre a melhor versão de nós próprios e apoiar também a melhor versão nos que nos rodeiam.

Desde que nos mudamos para Esculca, em Dezembro de 2012, que temos muitos sonhos que gostaríamos de ver concretizados. Alguns já são bem reais, como a casa na qual vivemos e a horta de onde já retiramos algum alimento, outros estão ainda no papel, e outros ainda se estão a revelar aos poucos.

Uma importante realização neste processo de Criação, tem sido a de perceber que os sonhos não são verdadeiramente "nossos", ou seja, são como Revelações de algo que "quer" acontecer. Parte do nosso processo tem sido o de abrir espaço na nossa mente e no nosso coração para que os sonhos se revelem, para que a Terra nos mostre o que quer ver crescer, para que a humanidade, que sou eu e tu, se permita sentir e ouvir através de nós, para nós e para quem mais quiser ouvir...

Depois de nos últimos anos termos tido a experiência de muitas vezes ter outras pessoas ou famílias a viver connosco, faz-nos ter uma noção mais real dos desafios que estão presentes quando se tenta criar e manter uma Comunidade saudável e funcional. Para além dos valores comuns que são a base de tudo o que se pretenda construir, os interesses e paixões, mas também a clareza e intenção de assumir compromissos e aprender a lidar com os desafios, tudo contribui no final para o sucesso ou fracasso.

A nossa visão é criar um lugar onde possamos viver a vida familiar de uma forma sempre nova, mudando continuamente a forma como vivemos e nos relacionamos com os outros, permitindo-nos ser, criar, viver a vida com mais consciência e enraizados na verdade de quem realmente somos e redescobrir a alegria profunda de estarmos e vivermos juntos. Mas não o queremos  em isolamento, por isso esperamos que o nosso projecto te inspire e que tu nos inspires também ao viveres connosco!

Projeções para o Futuro

  • Continuar a regeneração dos ecossistemas da terra onde vivemos, nas suas diferentes formas e expressões (água, solo, árvores, animais e outros que ainda possamos não conhecer);
  • Criar um ambiente seguro, estimulante e, ao mesmo tempo, desafiador, para que os nossos filhos cresçam felizes, activos e desenvolvam as suas melhores capacidades;
  • Continuar a desenvolver estruturas de apoio à comunidade residente permanente e temporária, que sirvam as principais necessidades à sobrevivência, mas também ao bem-estar;
  • Criar um ambiente seguro e favorável para o crescimento e evolução individuais e colectivo, de forma a favorecer a criação de uma nova cultura, baseada nos valores que acreditamos e praticamos.

Valores

  • Clareza de Intenção
  • Integridade
  • Confiança
  • Transparência
  • Honestidade
  • Responsabilidade
  • Humildade
  • Autonomia e Comunhão
  • Fricção Criativa
  • Apoio do melhor em cada um
  • Criatividade

"Observa os teus pensamentos, eles tornam-se palavras,

observa as tuas palavras, elas tornam-se ações,

observa as tuas ações, elas tornam-se hábitos,

observa os teus hábitos, eles tornam-se carácter,

observa o teu carácter, Isso irá tornar-se o teu destino."

- Lao Tze