Meditação e a Vida de Todos os Dias!
a simplicidade e o potencial da meditação…

Curso online


CURSO ONLINE EM PORTUGUÊS - por Ricardo Gonçalves
Sem datas definidas de momento
€ - inscrições até (ficha de inscrição)


Hoje em dia quase toda a gente já ouviu falar sobre meditação, ou pratica algum tipo de meditação. Mas o que é afinal a meditação e porque é tão importante meditar? Haverá alguma diferença entre as diferentes técnicas de meditação? E a mente, qual o seu papel no caminho da auto-realização?

Estamos tão habituados a colocar a nossa atenção no nosso corpo e mente, naquilo que sentimos e pensamos, que geralmente é esse o nosso único sentido de identidade. Mas será o Eu apenas o corpo, a mente e a personalidade, construídas e reforçadas com as experiências e memórias do passado? Serei Eu separado de tudo aquilo que me rodeia? Ou haverá uma parte de mim que permanece para além das limitações do tempo e do espaço?

Sem nos apercebermos disso, a maior parte do tempo manipulamos a nossa experiência, procurando viver apenas aquilo que gostamos e rejeitando tudo o resto. A nossa relação com o Mundo é quase sempre uma experiência muito limitada, baseada essencialmente naquilo que conhecemos e que nos dá segurança. Ao mesmo tempo, há momentos das nossas vidas nos quais o tempo pára, em que de repente tudo parece perfeito tal como está e em que sentimos que nada nos falta. Outras vezes, conhecemos ou encontramos pessoas que, naquele momento, nos trazem a mensagem que precisamos ouvir, ou a ajuda que necessitamos para avançar. Estes são apenas alguns exemplos de momentos em que aceitamos a Vida tal como ela é! No entanto, mais cedo ou mais tarde, essa experiência desvanece, como acontece com tudo neste mundo, e voltamos a sentir um vazio que nada consegue preencher.

Mas todos possuímos uma parte de nós que está sempre presente. Desde a nossa infância, até ao momento presente, há um Eu que observa com atenção cada instante, que vive cada experiência. O que, ou quem será este Eu?

Este curso online surgiu a partir do meu próprio impulso de aprofundar o entendimento e prática da meditação, enquanto ferramenta para a descoberta do verdadeiro Eu. Com ele pretendo sugerir um caminho de busca interior, de questionamento e contemplação, para reencontrar um sentido e significado para a Vida. No que diz respeito à Meditação, o que será transmitido irá apontar para algo que está para além do mero exercício intelectual. Neste caso, o que se "aprende" será o resultado da motivação e entrega de cada um, na sua própria experiência. No entanto, a mente será uma ferramenta fundamental para a prática do Auto-Questionamento meditativo.

O Ricardo Gonçalves foi um dos primeiros Portugueses a ligar-se profundamente à visão e filosofia do Projecto Vida Desperta em 2011 e desde então ele tem sido um aluno muito dedicado e um amigo meu muito grande. Nos cinco anos que conheço o Ricardo ele tem crescido imenso e de uma forma muito consistente na sua sabedoria profunda e numa compaixão verdadeira pelos outros. Ele tem tido a coragem de realizar grandes mudanças de vida alinhadas com a sua paixão de viver uma vida livre autêntica e ele é uma fonte de inspiração para tantas pessoas com quem ele tem entrado em contacto. Eu recomendo muito a orientação do Ricardo e este curso para qualquer Português que tenha o desejo sincero de, não só Despertar para a Espiritualidade através da meditação, mas também de transformar a sua vida num veículo dinâmico para o Espírito em Acção.

Peter Bampton, Mestre Espiritual e co-fundador do Projecto Vida Desperta

O curso será realizado em directo via Skype e será constituído por 2 módulos, num total de 5 sessões. Cada sessão terá uma duração aproximada de 1:30h e será privilegiado o espaço para a discussão. Destina-se a pessoas com diferentes graus de experiência em meditação, ou sem qualquer tipo de experiência. O custo do curso é de 80€ (se o valor for um impedimento para a realização do curso, mas estiveres interessad@ em participar, escreve-me um email para despertaparaavida@gmail.com, dizendo porque é importante para ti fazê-lo e o que poderás dar em troca). O curso terá lugar sempre às Quartas-feiras, das 21h às 22:30h, com início no dia 6 de Julho e fim no dia 3 de Agosto. Haverá ainda a criação de um grupo privado no Facebook, para facilitar a discussão e troca de experiências entre participantes. Data limite para inscrição: 4 de Julho. Se o horário do curso for um impedimento para a tua participação, sugere por favor um outro horário, se houver um número suficiente de interessados poderei abrir um 2º curso.

"Eu fiquei muito contente com o curso do Ricardo. Éramos um grupo pequeno de 4-5 pessoas, o que facilitou o processo de perguntas e respostas. A transmissão do Ricardo foi muito autêntica e simples, considerando a diversidade das nossas experiências. Também agradeço ao Ricardo por estar atento a que ninguém se sinta perdido ao longo do caminho. Sendo estrangeira, o idioma não foi um problema aqui. Gostei da meditação no início de cada sessão. Até fiquei surpreendida pelo alto nível de conexão entre nós neste momento, apesar do encontro ser apenas «on line». A minha motivação pelo curso era precisamente aprender mais sobre a atenção livre, sendo que aspiro a libertar-me da tendência a controlar tudo. E encontrei no curso a possibilidade de um maior entendimento, quanto à continuação da minha prática. O curso foi estimulante +++ pela minha prática. Agradeço ao Ricardo pela sua disponibilidade e bondade. Posso encorajar quem seja motivado pela meditação, o curso do Ricardo é de alta qualidade :-)"

Sonia Bruce, Portimão

Aqui podes ler um post que escrevi sobre meditação e ver alguns testemunhos de pessoas que já realizaram um curso comigo. Também podes conhecer um pouco mais sobre mim aqui.

Segue-se um resumo do conteúdo do curso:

  • Módulo I - Meditação - introdução à meditação; diferentes técnicas de meditação e meditação sem técnica; meditar não é pensar, nem tão pouco lutar contra os pensamentos; meditação não é concentração, mas permitir que a atenção seja livre; deixar tudo ser exactamente como já é; ir para além do controlo e da manipulação daquele que medita e redescobrir o nosso estado natural; viver com a mesma postura que meditamos.
  • Módulo II - Auto-Questionamento meditativo - o que é uma pergunta espiritual com poder?; como praticar o auto-questionamento?; quem, ou o que sou eu? e o que não sou eu?; quem está atento? um reconhecimento para além da mente e dos conceitos; o que é que em nós permanece sempre o mesmo?; o início do caminho espiritual.

Se tiveres curiosidade, podes ouvir aqui a última sessão de apresentação do curso, gravada no passado 25 de Maio. Se estiveres interessad@, ou quiseres esclarecer quaisquer dúvidas sobre o curso, envia um email para despertaparaavida@gmail.com, ou preenche este formulário.

"Fiquei positivamente surpreendido pela abordagem do Ricardo, que foi muito simples e clara... a melhor de todas as que já conheci ao longo de vários anos de pesquisa.... a prática + regular validará esta minha primeira impressão... estou a ouvir de novo as gravações e de novo a continuar a ser surpreendido! Muito obrigado e grato a todos os que participaram! Recomendo muito estas gravações a todas as pessoas novas que estiverem interessadas!"

Victor Fróis, Rio Maior

Aguardo com entusiasmo o início deste curso, para aprofundarmos em conjunto o verdadeiro significado da meditação e todo o seu potencial para a evolução.

Com amor,

Ricardo Gonçalves

P.S. Se procuras uma oportunidade para fazer um retiro de meditação, então sugiro os retiros de meditação orientados pelo Pete Bampton. Eu próprio estive no último retiro de 10 dias, que foi fenomenal.

O curso contém 5 sessões e terá lugar às Quartas-feiras, das 21h às 22:30h, entre 6 de Julho e 3 de Agosto de 2016. Não é necessária qualquer experiência de meditação. Para inscrições ou esclarecer qualquer questão, por favor enviar email para: despertaparaavida@gmail.com, ou preencher este formulário. Se o horário do curso for um impedimento para a tua participação, sugere por favor um outro horário, se houver um número suficiente de interessados poderei abrir um 2º curso.

Este é o lugar onde o seu texto começa. Pode clicar aqui e começar a digitar. Rem aperiam eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit.

Quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt neque porro quisquam est qui dolorem.