Pela Liberdade! Pela Verdade! Reflexões de uma manifestação... 

24-09-2020

No passado Domingo fui o porta-voz de uma manifestação em Coimbra, a favor da Liberdade e Verdade! Mas se há algum tempo atrás alguém me dissesse que eu estaria a liderar uma manifestação nas ruas, eu provavelmente diria: "Dificilmente isso irá acontecer!" Porquê? Porque nunca fui uma pessoa que se quisesse envolver com o que se passa no mundo, sempre me preocupei demasiado com o que os outros pensam de mim e nunca ousei expressar-me livre e espontaneamente, sem algum tipo de auto-censura...

Mas então, o que aconteceu para eu mudar radicalmente a minha postura perante a Vida? Basicamente, deixei de estar tão interessado no "projeto Ricardo" (ou seja, nas "minhas ideias sobre mim próprio e o mundo", o que "eu quero para mim", os "meus medos", etc.), para me entregar de corpo e alma ao que mais me entusiasma e preenche, Viver a Verdade de uma forma Livre! Isso quer dizer que todas as inseguranças, medos ou incertezas desapareceram de um momento para o outro? Claro que não, mas simplesmente deixei de lhes dar atenção e passei a colocar a minha energia no que realmente interessa...

Esta escolha, que acontece a cada momento, abre espaço para uma vontade sem limites, que não é "minha", pois transcende aquilo que "eu Ricardo" sou capaz de manifestar. Abre também espaço para uma confiança em algo muito misterioso, pois vai além daquilo que consigo compreender com a mente. O que aqui descrevo pode parecer estranho para muit@s, mas tenho a certeza que tod@s já o experienciamos, mesmo sem ter consciência disso. Podemos chamar-lhe muitos nomes, mas cada vez mais gosto de o descrever como "confiança na Vida!"

Então o que me move, particularmente nestes tempos difíceis e desafiadores, onde é tão difícil saber quando e quem nos diz a verdade? São várias as injustiças que me impelem a saber mais, a procurar informações que não nos são transmitidas pelos jornais e televisões. Mas acima de tudo, move-me de uma forma muito urgente, perceber o que estamos a deixar fazer às nossas crianças e @s idos@s! Porquê, até quando e a que custo?

Na minha perspectiva, nada justifica o isolamento estremo que estamos a impôr aos idosos, muito menos a histeria a que estamos a sujeitar as crianças, principalmente nas escolas. Quantos de nós já pararam para pensar se se justifica fazer tudo isto? Qual o impacto que todas estas medidas desajustadas da realidade, vão ter no nosso futuro e nas futuras gerações? O medo que continua a ser perpetuado é real, ou completamente desproporcionado?

Sei bem que não é fácil, pois eu próprio tive que enfrentar essa negação em mim! Mas e se a história que nos estão a contar for bem diferente da realidade? Porque é que, repetidamente, todas as vozes que vão contra a "narrativa oficial", continuam a ser censuradas, ridicularizadas e silenciadas?  Quais os verdadeiros interesses por detrás de quem diz querer o melhor para tod@s, mas que ao mesmo tempo se contradiz continuamente, nos impõe regras e leis absurdas e nos retira liberdades fundamentais, conferidas pelos nossos direitos básicos enquanto seres humanos? 

Eu vou continuar a questionar, a expôr as incongruências e a desafiar o absurdo que continua a ser publicitado como real! Sei que não estou sozinho, e fico cada vez mais confiante ao ver mais e mais pessoas a despertar do "pesadelo" que é viver no medo. Vou também continuar a apontar para um outro caminho, bem mais colorido e sorridente, onde cada um pode, e deve, fazer a diferença, com curiosidade, abertura e humildade... 

E tu? Até quando vais aceitar passiva e silenciosamente, enquanto nos vão retirando lentamente o entusiasmo de viver? Se não concordas com o que está a acontecer, mostra esse descontentamento nas tuas interações, por mais pequenas que possam parecer. De cada vez que ousamos questionar, ou discordar, em prol da verdade, estamos já a manifestar o que queremos que seja diferente.

"Sê a mudança que queres ver no Mundo!"   

Ricardo